Destaques

"...Enquanto ensinarmos que o mundo é um lugar a ser evitado, que as mazelas humanas são fruto da ausência de Deus, que Deus não ouve os pecadores, que só a igreja evangélica é que detém os "diretos autorais" da salvação, que ser forte e inabalável é sinônimo de fé e que ser pecador é ser inimigo de Deus então ainda não entendemos o plano da salvação e o evangelho de cristo rebaixado apenas á mais uma religião...."

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Os Jargões e a ilusão – parte 1

Hoje quero iniciar uma seqüência de pequenos artigos  sobre alguns jargões, com ou sem fundamento bíblico, que escutamos dentro da comunidade cristã. Versículos interpretados erroneamente e que acabam se transformando numa espécie de abracadabra com poderes mágicos que abrem ou fecham os céus, que têm poder até para arrancar as bênçãos da mão de Deus. Inspirado pela mensagem do @ZeBrunoResgate quero começar com essa:

“Aquele que começou a boa obra é fiel para completá-la”

Essa frase  escrita no livro de Filipenses 1:06 está presente no esboço de quase todos pregadores, principalmente quando vão falar sobe conquistas e sobre a esperança de um futuro abençoado na terra.

O pregador após ministrar a palavra chama á frente aqueles que têm sonhos não realizados, pessoas frustradas com o que possuem, pessoas que ainda não conseguiram conquistar tudo o que querem, casais com problemas no casamento, solterios inquietos em busca de um casamento, entre outros frustados.

Após alguns mililitros de óleo derramado e algumas imposições de mãos, começa então a profecia (sic):

Deus está começando a liberar bênçãos aqui hoje.  Você que mora de aluguel há anos e que gasta um dinheiro que não volta mais para pagar uma casa que não é sua eu tenho um recado pra você...Esses dias estão contados, creia que você recebera sua casa própria, sairá do aluguel porque aquele que começou a boa obra é fiel para completá-la.

Você que ainda não tem um carro, vive de carona, vem à igreja a pé muitas vezes, anda na friagem com criança e tem uma vida difícil...Não desista, Deus não vai deixar você nessa situação porque ele é Fiel e aquele que começou a boa obra é fiel para completá-la. Recebe a chave ai irmão!

Você que trabalha como empregado 10h por dia, enfrenta uma condução lotada e aquele chefe ímpio mandando em você, tudo isso pra ganhar uma salário mínimo por mês deixa eu te dizer uma coisa: Vai dando tchau pra essa vida de cauda porque Deus está te colocando como cabeça na terra, creia porque aquele que começou a boa obra é fiel para completá-la. E o que você ganha hoje de salário você vai dar de dízimo.

Esses são só uns simples exemplos que aqueles que freqüentam reuniões evangélicas já devem ter ouvido. Eu, por exemplo, já perdi a conta de quantas vezes já ouvi isso.


O problema é que não é esse o sentido desse versículo. Um povo com alto grau de miopia espiritual só consegue enxergar aplicações passageiras e materiais para as promessas bíblicas.

Reduzimos as promessas divinas para somente essa vida. Ah! E como somos miseráveis por isso ! 1º Cor 15:19

Continue lendo os versículos de Filipenses 1 que o significado dessa frase salta tão alto e forte como peixes na piracema:

9  E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
10  Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
21  Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.
22  Mas, se o viver na carne me der fruto da minha obra, não sei então o que deva escolher.
23  Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.


O sentido da frase transcende a esfera material: Casa, Carro, Dinheiro, passando para esfera abstrata: Amor, Ciência, Conhecimento e Sinceridade. Depois atinge a esfera espiritual: O morrer é LUCRO, Estar com Cristo.

Como disse minha amiga Vera em seu blog: “Nãos somos pokemóns mas estamos evoluindo” esse é um dos sentidos desse versículo, evoluir em vida a cada dia para termos atitudes mais condizentes com as atitudes de Cristo:

Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo. Efésios 4:12


Ainda somos inacabados, não que o sacrifício de Cristo não esteja acabado, ele já foi consumado, mas nós estamos numa caminhada na vida cheia de erros, tropeços, mágoas e desanimo e essa obra só vai terminar no dia de Cristo Jesus. Até lá teremos dias de força e dia de fraqueza, dia de sorrir e dia de chorar, dias de vacas gordas e vacas magras, saúde e doença. Mas a bíblia não diz que fomos sarados por cristo? Que temos amor e alegria eterna e que não haverá choro nem ranger de dentes? Sim! Claro que sim ! Mas essa obra ainda não foi terminada. Mas há uma promessa:

“Aquele que começou a boa obra é fiel para completá-la até o dia de Cristo Jesus”

Enquanto esse dia não chega entregue-se na mão do divino Arquiteto e para cada erro cometido coloque placas para todos os lados:
“Desculpe pelo transtorno, estou em obras.”
Comentários
0 Comentários