Destaques

"...Enquanto ensinarmos que o mundo é um lugar a ser evitado, que as mazelas humanas são fruto da ausência de Deus, que Deus não ouve os pecadores, que só a igreja evangélica é que detém os "diretos autorais" da salvação, que ser forte e inabalável é sinônimo de fé e que ser pecador é ser inimigo de Deus então ainda não entendemos o plano da salvação e o evangelho de cristo rebaixado apenas á mais uma religião...."

terça-feira, 19 de março de 2013

A igreja evangélica é boa demais para mim


Aos Desigrejados Maltrapilhos

Por Alex Martins

Recebi um email com o título "Não seja um desigrejado", confesso que não li nem a primeira linha e mandei direto para a lixeira, já sei o que eles dizem de cor e salteado.

Não quero saber dos malefícios de viver "longe da igreja"; nem quero receber mais dicas de como conviver com os defeitos dela.

O fato é que a igreja se tornou um lugar bom demais para mim e não me sinto a vontade lá.

Quero um lugar onde encontre gente como eu, falha, impotente, carente e dependente da Graça de Deus.

Preciso de um lugar onde maltrapilhos possam entrar, que não seja um lugar onde se desfila as ultimas tendências da moda ou onde se exalam perfumes caros.

Preciso de um pastor que tenha coragem de dizer que sente que Deus não o esta ouvindo, que as vezes se sente sozinho e sem respostas divinas, compartilhando um sentimento que todo ser humano tem. Não quero um pastor que se gabe de ter sempre suas orações respondidas, que bata no peito e diga que Deus o ouve sempre, que Ele nos dará o fim que desejamos e nem que faça propaganda dos resultados do seu ultimo período de jejum.

Não quero gente com o DNA de Deus nem aspirante à apóstolo da vez.

Preciso de gente que eu possa confessar meus pecados sem que eles abram a boca espantados perguntando como eu fui capaz de fazer aquilo. Preciso daqueles que dizem: Eu sei como é pois o bem que quero fazer esse não faço mas o mal que não quero esse eu faço. [Romanos 7:19]

Não quero os que expulsam - demônios, doenças, desemprego,mau olhado, maldição hereditária, problemas no casamento ou defeitos no motor do carro; - quero os que invocam - compreensão, empatia, ajuda, perdão, ombro amigo e amor.

Não quero aqueles que conquistam o mundo em uma conferencia de final de semana, nem aqueles que mudam o ano em 12 dias de clamor. Quero aqueles que lutam sobremaneira para conquistar a si mesmos pois como diz provérbios: Maior é aquele que conquista a si próprio do que aquele que conquista uma cidade. [Pv 16:32]


Não quero os mágicos que manipulam leis espirituais nem os retóricos que dizem que a oração move a mão de Deus. Antes, quero aqueles que abaixam a cabeça, batem no peito e dizem: Ó Deus sê propicio a mim, pecador! [Lucas 18:13]


Não quero um ambiente, similar ao corporativo, onde haja uma escada do sucesso. Onde se começa auxiliar e depois se vá subindo galgando novos títulos e aumentando patentes. Quero aqueles que entendem que entre nós não é assim, mas que o maior seja aquele que mais se diminui. [Mateus 20:25-26]

"Na igreja primitiva o sentido de 'O mundo entrou na igreja' era quando uma igreja deixava de ser feita por pessoas iguais, do mesmo nível, e assim era construída uma hierarquia definida por títulos onde um era mais importante do que o outro. Essa era a definição de 'O mundo entrou na igreja'" 
[adaptado de Ariovaldo Ramos]

Não quero simonistas vendendo o sagrado. Em lugar deles quero aqueles que não fazem barganhas com Deus e nem mesmo a freqüência ao culto é moeda de troca para se adquirir o favor divino.


Não quero um ambiente que mais se pareça um clube das boas maneiras. Prefiro um lugar onde eu tenha que trancar bem o carro e ficar de olho na bolsa na cadeira pois é um lugar freqüentemente visitado por ladroes, traficantes e usuários de drogas pois reconhecem ali um lugar de refugio para suas mazelas.   [Mateus 9:10-11]


"Nossa igreja precisa ser mais mal freqüentada; tem gente boa demais aqui"

[Ed Rene Kivitz]

Também prostitutas e homossexuais gostam de frequentá-la pois é um lugar onde são amados e aceitos como em nenhum outro lugar na sociedade.


Não quero gente que não fique doente, que não fique desempregada ou que não passe problemas com o filho adolescente; e nem que ache que essas coisas são ações do diabo. Quero aqueles que como Jó dizem: Deus deu, Deus tirou, bendito seja o nome do senhor! [Jó 1:21]


"A igreja se tornou uma liga da justiça cheia de super heróis onde um reles mortal não se sente mais em casa."


Não quero os economistas que acham que o Reino de Deus é lugar para se investir, estimulando a juntar e aguardar bens. Quero aqueles que compartilham e repartem e que ao final da vida possam dizer: acabei a carreira e a única coisa que guardei foi a fé. [2º Tim 4:7]


Não quero aqueles que fazem questão de avisar a mão esquerda aquilo que a direita fez. Prefiro aqueles que como na parábola das ovelhas e dos bodes ao serem parabenizados pelos seus feitos exclamaram atônitos: mas Senhor quando agente fez isso? [Mateus 25:37]


Não quero uma comunidade que se junta e faz campanha para adquirir um microfone SHURE ou um teclado KORG mas nunca faz uma campanha para comprar arroz e feijão para os necessitados.

Não quero uma comunidade que se nomeie igreja, mas que de igreja tem só o nome. Dessa eu serei sempre um desigrejado.


Se por desigrejado se entende aquele que crê em Deus mas não frequenta periodicamente uma reunião religiosa dominical, nem pratica os ritos dessa religião, nem se almeja crescer em sua hierarquia e nem se considera seus mais altos sacerdotes pessoas mais importantes do que os outros; então posso dizer com todas as letras e dando graças a Deus que sou um DESIGREJADO.

Sei que não há instituições perfeitas, porque elas são compostas por seres humanos consequentemente falhos, mas procuro frequentar uma igreja onde eu me sinta bem, onde não passe a maior parte do louvor em silencio por não concordar com a letra da música, nem que me achem um papagaio mandando eu repetir isso ou aquilo uma centena de vezes, nem que discorde de mais da metade da mensagem ou que, para mim,  o Deus pregado ali seja um deus desconhecido.

Porém é difícil encontrar um lugar assim, conheço 3 mas o mais perto fica uns 30 km da minha casa e vou quando posso. E depois de tentar ir em vários outros lugares mais perto e sair pior que entrei ou ser obrigado a sair antes de terminar a reunião, ou depois chegar em casa e ter que explicar aos meus filhos que não é nada daquilo; decidi que me é melhor passar o domingo com minha família em casa fazendo qualquer coisa do que ir a um lugar que não traz vida para mim.

Quando posso eu vou num lugar onde me estimulam a pensar, numa igreja onde me sinto bem, onde aproveito, não sou manipulado, nem constrangido de forma alguma, onde sempre saio melhor que entrei.

Com uma mensagem que me faz pensar a semana toda e onde possa sair não para lutar e vencer na segunda feira, mas para servir e propagar o Reino de Deus que é um reino de justiça e paz.

Conheço alguns pastores e lideres que se orgulham de suas igrejas mas que lhes seria melhor seguir o conselho dito por Deus através do profeta Amós:

"Não aguento mais seus cultos e suas reuniões solenes. Parem com suas músicas e tirem suas bandas de louvor do palco; em lugar disso corra a justiça como um rio e a honestidade como uma enchente"




E aqueles que não se consideram maltrapilhos sugiro a seguinte leitura
Livro: O Evangelho Maltrapilho  -  Brennan Manning




Comentários
0 Comentários