Destaques

"...Enquanto ensinarmos que o mundo é um lugar a ser evitado, que as mazelas humanas são fruto da ausência de Deus, que Deus não ouve os pecadores, que só a igreja evangélica é que detém os "diretos autorais" da salvação, que ser forte e inabalável é sinônimo de fé e que ser pecador é ser inimigo de Deus então ainda não entendemos o plano da salvação e o evangelho de cristo rebaixado apenas á mais uma religião...."

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Retrospectiva do Evangelho Puro e Simples

“Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim.” – Jo 15.18
Esta é uma retrospectiva dos protestos pacíficos que Deus permitiu que fizéssemos pelo país afora, tendo como protagonistas cristãos anônimos, desconhecidos, sem fama ou fortuna gospel. É uma recordação dos que já participaram, que participam e que um dia participarão do Movimento pela Ética Evangélica Brasileira, movimento este que não exige inscrição ou matrícula, apenas a coragem e a vontade de ver a Igreja de Cristo liberta do misticismo exarcebado e de teologias esdrúxulas como a da prosperidade. Para participar, basta crer pura e simplesmente na mensagem do Evangelho, nas boas-novas do Reino, crer que Jesus Cristo veio à terra salvar e libertar o homem do pecado e da morte, e não para tornar os cristãos os seres mais ricos e poderosos dessa terra, para o seu próprio desfrute e bel-prazer em detrimento dos bilhões de humanos que sofrem.
As fontes para essa retrospectiva são sites na internet, em especial o blog Exemplo Bereano, que anteriormente fez uma compilação dos protestos pacíficos. Essa é uma página em constante atualização. Caso você tenha participado ou conheça alguma manifestação pela volta da Igreja ao Evangelho puro e simples de Jesus, entre em contato conosco.
A Deus, toda a honra e toda a glória para sempre.
O contexto da Igreja brasileira em 2009
12/09/2009
Escandalizada com a profetada que ouvira, dias antes, no programa Vitória em Cristo, onde o Pr. Morris Cerullo prometia a “unção financeira dos últimos tempos” a quem ofertasse R$ 900,00 para o Pr. Silas Malafaia (e a bênção chegaria até o dia 31/12/09), resolvi ir à Expocristã vestindo uma camiseta de protesto.
02/11/2009
Ocorre a Marcha para Jesus em São Paulo, a primeira após a volta da família Hernandes do período de prisão nos EUA. Nesse dia, havia 8 inconformados com os rumos da Igreja brasileira, portando faixas onde se lia: “Voltemos ao Evangelho puro e simples, o $how tem que parar”. Sofreram hostilidade da multidão, que foi levada pelos líderes nos trios-elétricos a gritar palavras de ordem como “uh, fariseu”, além de uma chuva de água, sendo jogada contra os protestantes até uma fralda usada. Essa manifestação rendeu o vídeo Duas Marchas, editado pelo Pablo Silva, que no Youtube foi dividido em duas partes:
“Aliás, um pequeno grupo fez um protesto contra o evento. Com faixas estendidas, eles exibiam a mensagem: ‘Voltemos ao Evangelho puro e simples. O show tem que parar’, dizia um tímido movimento pela ética evangélica. ‘Somos contrários a essa marcha, porque ela visa o lucro. Tentaram rasgar a nossa faixa e nos jogaram água, mas estamos aqui para deixar uma mensagem’, explica Paulo Siqueira, um dos manifestantes.”
Fonte: Jornal Diário de São Paulo, Caderno São Paulo, de 3 de novembro de 2009, p. 5.
01/05/2010
Seis cristãos levaram faixas e protestaram pacificamente na Marcha para Jesus em Santa Maria (RS), além de filmarem depoimentos dos participantes.
15/05/2010
Os cristãos da Rede Fale Paraná fizeram um protesto pacífico com faixas na Marcha para Jesus de Curitiba (PR).
03/06/2010
Dia da Marcha para Jesus em São Paulo, onde estendemos faixas com versículos bíblicos, além da “Voltemos ao Evangelho puro e simples, o $how tem que parar”. Nossa surpresa foi ver que muitos dos presentes ficaram irritados ao lerem os versículos, como se não fizesse parte da Bíblia deles também.
Também nesse dia 03/06/10, houve um protesto pacífico na cidade de Rio Branco, no Acre, com a participação de cinco cristãos. O blog Intervalo Cristãofilmou o evento:
07/08/2010
O Movimento pela Ética Evangélica Brasileira é citado na reportagem “Os novos evangélicos”, reportagem de capa da Revista Época. Tal reportagem tornou o movimento mais conhecido.
23/08/2010
Os irmãos da Rede Fale Paraná, que já haviam protestado pacificamente na Marcha para Jesus de Curitiba (PR), voltaram a protestar na Marcha para Jesus em Campo Largo (PR). Assim como em Curitiba, o maior embate foi o político, pela estreita ligação das denominações locais com o poder.
08/09/2010
Fomos no Café dos Pastores, que é a cerimônia inaugural da Expocristã. Estendemos nossa faixa na entrada do evento, e os líderes denominacionais passavam por nós, alguns fingindo ignorar, outros com cara de desaprovação, e outros manifestando concordância com nosso protesto pacífico. O Pablo Silva colheu alguns depoimentos de líderes, que culminaram no vídeo a seguir, que é um grito da Igreja para a volta às suas origens.
25/09/2010
Nesse dia, cristãos fizeram um protesto pacífico na Marcha para Jesus em Recife (PE).
16/10/2010
Seis cristãos fizeram um protesto pacífico na Marcha para Jesus em São Bernardo do Campo (SP), uma marcha também bastante marcada pela estreita ligação entre as igrejas locais e o poder político.

25/02/2011
Desta vez, a manifestação pela volta à pregação e ao ensino do Evangelho de Cristo, sem invencionices humanas, foi na frente da sede do Ministério Ágape Reconciliação, da Apóstola (?) Neuza Itioka. Tal ministério ensina as práticas inventadas por Peter Wagner, de que é necessário lembrar e confessar todos os pecados seus e de seus antepassados, para só então o cristão ser livre da opressão e possessão demoníaca. Tentamos entregar um folheto explicando o Evangelho para quem lá chegava, mas os folhetos eram tomados das mãos dos fiéis ao entrarem no “templo”. Para nos “exorcizar”, chegaram a jogar óleo ungido em nossa direção (isso denota o alto grau de misticismo e superstição que esse grupo propaga, e o estrago que fazem, mesmo sem intenção, ao ensino do verdadeiro Evangelho de Jesus).
18/03/2011
O Movimento pela Ética Evangélica Brasileira participou do I Fórum JUBAJ, com o tema Qual o seu lugar na Igreja de amanhã?
21/05/2011
Um irmão filmou a politicagem em que se transformou a Marcha para Jesus em Curitiba (PR).
04/06/2011
Acontece a Marcha para Jesus no Rio de Janeiro, capitaneada pelo Pr. Silas Malafaia que, do alto do seu trio-elétrico gospel, chamou um grupo de 6 protestantes de “babacas”, por estarem estendendo suas faixas pela volta da Igreja à pregação do Evangelho de Cristo. Nessa marcha, o Malafaia conseguiu uns minutinhos de entrevista na Rede Globo, talvez um dos primeiros “acenos” da emissora aos evangélicos e à “moda de música gospel”.
23/06/2011
Mais uma vez estivemos na Marcha para Jesus em São Paulo. Porém, em vez de apenas sermos insultados, tivemos nossas faixas roubadas por “seguranças” do evento antes mesmo da marcha começar. Também fomos agredidos. Foi um triste episódio, um sinal de que a Verdade do Evangelho incomoda muita gente – mesmo muitos que se dizem “líderes evangélicos”.

29/06/2011
Fomos procurados pelo Johnathan, que propôs uma doação de sangue no sábado posterior à Marcha para Jesus. O Movimento pela Ética Evangélica Brasileira lá esteve, juntamente com membros da Igreja Cristã Zion.
16/07/2011
Os irmãos Ideraldo e Romildo, que haviam participado do protesto na Marcha para Jesus do Rio de Janeiro, dessa vez estiveram na Marcha em São Gonçalo (RJ), onde fizeram o vídeo a seguir:
Agosto/2011
Os atuantes irmãos do Rio de Janeiro, após participar das Marchas do Rio e de São Gonçalo, começaram um trabalho de evangelização pelas ruas da Cidade Maravilhosa.
11/09/2011
Esse foi o dia da Marcha para Jesus em Santo André (SP), onde 4 cristãos protestaram pacificamente pelo Evangelho puro e simples de Cristo.
14/09/2011
Os irmãos do Rio de Janeiro estenderam a faixa de protesto pacífico na Barra da Tijuca.
20/09/2011
Mais uma vez estivemos na Expocristã em São Paulo. No dia da cerimônia de inauguração, aberta apenas a líderes evangélicos, lá estiveram dois do Movimento pela Ética Evangélica Brasileira. Essa cerimônia teve um caráter mais político do que espiritual:
25/09/2011
Dias depois, estivemos na Expocristã aberta ao grande público. Como sempre, o comércio correu livre e solto no lugar, sob o argumento de ser “pra Jesus”.
08/10/2011
Com nariz de palhaço, cristãos mineiros, cariocas e paulistas protestaram na Marcha para Jesus em Belo Horizonte (MG). Nesse mesmo dia, houve a palestra Pela Ética no Evangelho, o $how tem que parar, na 2a. Igreja Presbiteriana de BH.
>
14/10/2011
Foi publicado o vídeo Porque o $how tem que parar, que sintetiza os motivos de nossa luta pela retorno da Igreja à pregação do Evangelho de Jesus Cristo.
[YOUTUBE=http://www.youtube.com/watch?v=IXkq91Lm8Gw&feature=player_embedded]
15/10/2011
Houve mais uma edição da Marcha para Jesus em São Bernardo do Campo (SP), e lá estava um grupo de cristãos protestando contra a mercantilização e a judaização do Evangelho de Cristo.
31/10/2011
No aniversário da Reforma Protestante, um pequeno grupo saiu de madrugada para afixar uma mensagem de retorno ao Evangelho de Cristo em algumas mega-catedrais gospel da cidade de São Paulo.
01/12/2011
Nesse dia, fizemos a primeita twitcam do Evangelho puro e simples.

18/12/2011

Foi ao ar o programa “gospel” da Rede Globo, o Festival Promessas. Nesse dia, estava lá no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, um grupo de cristãos cariocas e paulistas com faixas conclamando para a volta da Igreja ao Evangelho de Cristo. No último intervalo comercial do programa, uma surpresa: o Silas Malafaia vendendo uma bíblia de sua editora. Enfim, os “frutos” dos acenos do ínicio deste ano (vide Marcha para Jesus no Rio de Janeiro).
12/01/2012
O site Folha Renascer (que posteriormente mudou o nome para Renascer Prime) publicou uma entrevista com Paulo Siqueira, sobre o porquê de protestarmos nas Marchas para Jesus e outros assuntos relativos à fé.
21/02/2012
Nesse dia, um grupo de 4 cristãos esteve na entrada do ExpoBarraFunda, onde ocorria o último dia do evento Abala São Paulo. Um ano antes, outro grupo havia estado lá e sofrido ameaças. Desta vez, além das ameaças, tivemos no final nossas faixas roubadas (será uma nova moda “gospel”? vide Marcha para Jesus em São Paulo 2011) e alguns de nós sofremos agressões.
Porém, dias depois, descobrimos a identidade de um dos agressores e, após comunicar a igreja organizadora do evento, esse cidadão entrou em contato conosco demonstrando arrependimento, após o que foi liberado perdão por todos.
A DEUS, TODA A HONRA E TODA A GLÓRIA PARA SEMPRE.

VOLTEMOS AO EVANGELHO PURO E SIMPLES,

O $HOW TEM QUE PARAR!
Comentários
0 Comentários