Destaques

"...Enquanto ensinarmos que o mundo é um lugar a ser evitado, que as mazelas humanas são fruto da ausência de Deus, que Deus não ouve os pecadores, que só a igreja evangélica é que detém os "diretos autorais" da salvação, que ser forte e inabalável é sinônimo de fé e que ser pecador é ser inimigo de Deus então ainda não entendemos o plano da salvação e o evangelho de cristo rebaixado apenas á mais uma religião...."

quinta-feira, 1 de julho de 2010

ANÁLISE: Entra na minha casa...

Olá pessoal,
Tenho visto nesses últimos tempos que essa música do Régis Danese tem-se tornado uma febre  bastante difundida em todas as camadas da sociedade, inclusive como trilha sonora de programas na televisão. Já escutei essa música no original, só voz e violão, em rock,  em funk, em Pagode, em música eletrônica,  em inglês,  e até em desenho animado
Não quero desmerecer, de maneira nenhuma,  a música que é um a benção , inspirada por Deus e gosto também de adorar a Deus com ela. Minha filhinha também vive cantando em casa.
Mas após ver essa música sendo cantada pelo público no programa domingo legal, como fundo de um quadro do programa fiquei me perguntando: Será que este povo sabe o que está cantando? Ou pior: Será que as pessoas querem viver o que estão cantando? Lamentavelmente acho que não.
Resolvi então analisar sob a luz do cristianismo e da bíblia o que significa na prática a letra da música.
Veremos se estamos adorando e orando a Deus através da música ou apenas cantando uma canção como outra qualquer.
Então vamos lá

COMO ZAQUEU QUERO SUBIR O MAIS ALTO QUE EU PUDER SÓ PRA TE VER OLHAR PARA TI...
Poucos dos que cantam essa música sabem quem foi Zaqueu. Então vai uma breve explicação:
Zaqueu era um homem rico, sua riqueza vinha de propinas e extorsões já que ele era chefe dos cobradores de impostos da época. Uma espécie de político corrupto.  Um baixinho, talvez menor que eu (acredite), com um cargo que o fazia ser odiado pelo povo de Jericó. Era considerado um pecador. O interessante é que ele estava decidido a conhecer Jesus reconhecendo nEle alguém especial e para isso ele teve que subir em uma árvore já que ele era baixinho e a multidão que cercava Jesus o impedia de vê-lo. Essa árvore era cheia de espinhos e provavelmente ele deve ter se furado e se ferido tentando subir na árvore. No final da história, ele reconhecendo tudo que tinha feito de errado se propôs a dar metade da sua riqueza aos pobres e devolver 4 vezes mais àqueles a quem tinha roubado.
Agora eu me pergunto. Quantos que cantam essa música podem dizer que querem ter os mesmos sentimentos que Zaqueu:
1.       Ainda que seja rico e poderoso, querem realmente conhecer a Jesus como salvador e bandonar sua vida pecaminosa? Ainda que para isso precise se ferir social ou  sentimentalmente. Mudar de valores, mudar de vida. Não apenas cantar mas se esforçar pra conhecer Jesus. Indo a igreja ou lendo a bíblia.
2.       Reconhecem em Jesus alguém VIVO e especial?
3.       Zaqueu, quando percebeu o tanto de pessoas que tinha roubado e decidiu mudar de vida, tomou uma drástica atitude. Você também está disposto a tomar uma drástica atitude? Ou isso são apenas palavras de uma canção? Deseja abrir mão daquilo que acha valioso, a pedir perdão as pessoas que você feriu e perdoar as que te feriram? Voltar a conversar com o colega de trabalho que te caluniou ou a pessoa que te ofendeu?
Quando você canta: SÓ PRA TE VER OLHAR PARA TI, está dizendo a Deus que agora Ele é o alvo da sua vida e não mais suas ambições egoístas
Os valores que te guiam não são mais de uma sociedade sem Deus, mas de Jesus.
Eu poderia descrever mais uma centena de coisas sobre o assunto, mas vamos continuar.
A história de Zaqueu você pode conferir no livro bíblico de Lucas capitulo 1

E CHAMAR TUA ATENÇÃO PARA MIM....
Será que você realmente quer chamar a atenção de Deus pra você?
Mesmo quando você está com cigarro na boca, ou quando está com uma pedra de crack no cachimbo, ou uma carreira de cocaína no prato? Mesmo quando você trai a pessoa que te ama? Mesmo quando você grita com seus pais? Mesmo quando tenta levar alguma vantagem ilícita no trabalho? Mesmo quando se pega escravo da pornografia ou quando a bebida tira sua sobriedade?  Mesmo quando você sabe que está ignorando os mandamentos de Deus?
Talvez nessa hora seria melhor cantar: “E TIRAR TUA ATENÇÃO DE MIM...”

EU PRECISO DE TI SENHOR...
Será que você realmente precisa de Deus? Tem consciência de que tudo que tem veio dele?
Talvez você confie mais em seu currículo do que em Deus, talvez os diplomas ocupam todos os espaços disponíveis na parede do seu coração. Sua verdadeira força não está em Deus mas em si próprio.
Precisa mais ser aceito entre os amigos do que aceito por Deus. Precisa mais subir em seu status social do que descer em humilhação diante de Deus reconhecendo que você nao é nada.
Lê os seus livros de auto-ajuda,  cita suas confissões positivas e vive tomando posse disso ou daquilo e se esquece que “Deus  opera tanto o querer como o efetuar” (Filip: 2:13)   e mais, a bíblia diz: “Se Deus quiser faremos isso ou aquilo”  livro de Tiago 4:15.
“Porém vocês são orgulhosos e vivem se gabando” ”  livro de Tiago 4:16.

EU PRECISO DE TI Ó PAI...
Sinto informar-lhe mas a frase “Todos são filhos de Deus” é mentira, nem todos podem chamá-lo de Pai. A bíblia diz que só os que têm Jesus como salvador é que são realmente filhos de Deus, leia no evangelho de João 1:12. Não é porque você canta isso que pode ser considerado filho de Deus, precisa ser enxertado na família. (1 Pedro 2:10)
E mesmo os que já são filhos de Deus muitas vezes ainda o tratam como um Deus distante, carrancudo, tirano e extremamente formal. Não tem relacionamento de pai e filho com ele. Acham que para falar com ele é preciso saber orar, conhecer a bíblia, estar de terno ou ajoelhado,  colocam inúmeras formalidades para falar com Deus que se torna uma tarefa quase inatingível.  Você precisa estar na igreja, ou não pode estar de cueca, ou no chuveiro, não pode estar de pé, ou tem que gritar, ou tem que usar palavras formais, ou tem que obrigatoriamente sair algum som da boca,  (como se os mudos nunca pudessem ser ouvidos por Deus ).  Tudo isso não passa de costumes culturais, sem base bíblica e  que não tem valor prático nenhum.

SOU PEQUENO DEMAIS ME DA TUA PAZ...
Quem tem a paz de Deus não se desespera, não entra em depressão.
Quem tem essa paz também tem que exercê-la e demonstrá-la  evitando brigas e discussões, não xingando no trânsito ou considerando os torcedores do time rival como inimigos.
Os evangélicos gostam de dizer: “A paz do Senhor”, “A Paz de Deus” ou simplesmente “PAZ” mas espere até a conta bancária  de alguns ficar da cor deste texto que a paz vai embora. Espere até um dia o pneu furar no meio da noite, ou perder a última saída numa rodovia.  A Paz só dura enquanto o seu cargo na igreja não for ameaçado. A Paz só dura enquanto houver tranqüilidade. Mas espere - tranqüilidade e paz não são sinônimos. Podemos estar em tempos difíceis, em períodos conturbados em nossa vida, doentes, endividados, mau amados ou rejeitados  mas a paz de Deus ainda nos leva a olhar para  o céu a noite e  dizer: “Deus obrigado por esse dia que passou. Continuo vivo, continuo em paz”

LARGO TUDO PRA TE SEGUIR...
Deus, largo tudo pra te seguir, menos minha esposa, meu filho, meu carro, minha casa, meu emprego, minha estabilidade, minha faculdade, meus amigos, minha influência, meu cargo, .........

ENTRA NA MINHA CASA...
Deus, entra na minha casa...mas não repara na bagunça! Aqui as vezes fica nebuloso  é até difícil de enxergar mas, é só a fumaça do nosso cigarro,  pode ir  entrando.... Se você escutar alguns palavrões não se preocupe é só nossa forma de extravagar nossos sentimentos aqui. Se as crianças começarem a mexer suas bundas sensualmente não dê atenção é só a último Hit do momento o REBOLATION – é bom você aprender também se quiser ser aceito na sociedade! Vai entrando!... Se você  escutar uma música alta aqui em casa é só o último lançamento da Britney Spears,  sei que a música é uma afronta ao Senhor mas é um ritmo muito contagiante. Se te incomodar posso baixar um pouco o volume, mas por favor não peça pra eu jogar o DVD fora, ignore e.... vai entrando!.... Sabe, você raramente vai ouvir alguma outra música que fale do Senhor por aqui, mas vai entrando e espero que goste de FUNK.
O  Senhor também  pode mexer no computador mas por favor não clique na pasta “arquivos privados”. Deus - também peço pra que você não fique muito perto da estante, tem algumas bebidas lá que o Senhor não irá beber, mas vai entrando...Mais uma coisa, não olhe embaixo do colchão. Tem umas revistas lá....

ENTRA NA MINHA VIDA...
É Deus entra na minha vida, mas deixe as decisões por minha conta mesmo. Não se intrometa nos meus relacionamentos e principalmente não me acompanhe aos sábados a noite. Não é permitida sua entrada lá!

MEXE COM MINHA ESTRUTURA, SARA TODAS AS FERIDAS...
Deus, pode mexer em minha estrutura e mudar meus valores e minhas verdades.  Acho que minha estrutura é feita de palitos de dente. Choro por qualquer coisa, me desespero e fico depressivo. Qualquer brisa de dificuldade emocional me derruba e simples palavras me ferem como espadas.
Sara as feridas da alma, mas não me peça pra eu voltar a falar com o meu irmão. Ele mentiu e me prejudicou, também não peça pra eu  perdoar o meu pai, o Senhor lembra que ele me agrediu né? Deve pegar pelos seus erros suportando minha indiferença e achando que não o amo mais. Mesmo que por dentro eu esteja chorando e pedindo socorro.
Estou disposto a que o Senhor limpe minha feridas.
Mas apenas se não for necessário  jogar álcool nelas. Caso contrário deixe como está.

ME ENSINA A TER  SANTIDADE, QUERO AMAR SOMENTE A TI...
Santidade?? O que é isso?
Pra mim santidade é sinônimo de chatice, caretice. Prisão!
Se pra eu ter santidade for preciso deixar meu vício,  ou não ter experiências sexuais com pessoas que mal conheço ou dedicar parte do meu curto dia ao Senhor, então eu quero pular essa parte da música.

PORQUE O SENHOR É O MEU BEM MAIOR...
Eu sei, eu sei... Tenho colocado outras coisas como o maior bem na minha vida.  Sabe eu até tento mas acho que posso viver fases da minha vida sem Deus, fases em que o meu BEM MAIOR é o início da minha carreira profissional ou quando recentemente coloquei no dedo da  mão esquerda a aliança dourada ou ainda quando tenho um recém-nascido em casa, meu tempo é escasso. Nessas horas Deus, me desculpe,  mas tenho outros bens maiores.

FAZ UM MILAGRE EM MIM...
Agora chegou a melhor parte da música. A frase preferida. Com certeza Deus, faz um milagre em mim, melhor dizendo, não faz um milagre EM mim, não quero mudar. Faz um milagre PRA mim. Principalmente o milagre da multiplicação. Multiplica o dinheiro, os bens, o amor, multiplica o pão, o churrasco e a coca cola. Mesmo que eu não divida isso com ninguém! Pensando bem o Senhor poderia me fazer o milagre inverso também, fazendo sumir da minha vida  as dívidas, os problemas, meus conflitos, o mau hálito, minhas celulites e estrias, as gordurinhas a mais. Também seria uma boa se o Senhor fizesse sumir o meu chefe e aquela igreja barulhenta em frente a minha casa. Coisas desse tipo não são muito importantes para mim.
Ah.! um último pedido: 

Só não faz o milagre de eu viver aquilo que estou cantando.


Sola Gratia
Comentários
4 Comentários