Destaques

"...Enquanto ensinarmos que o mundo é um lugar a ser evitado, que as mazelas humanas são fruto da ausência de Deus, que Deus não ouve os pecadores, que só a igreja evangélica é que detém os "diretos autorais" da salvação, que ser forte e inabalável é sinônimo de fé e que ser pecador é ser inimigo de Deus então ainda não entendemos o plano da salvação e o evangelho de cristo rebaixado apenas á mais uma religião...."

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Renovação da Nossa Mente

Acabei de voltar do culto, como sempre a mensagem do Pr Xisto é uma mensagem simples com aplicações práticas para o dia-a-dia, mas extremamente profunda e nos permite viajar nela durante alguns dias (a maioria das mensagens atuais são mais rasas que a banheirinha do meu filho baruk, engraçado que alguns ainda querem mergulhar de cabeça  nelas).

Agora estou aqui tentando escrever algo sobre a palavra enquanto meu filho Davi me pergunta o significado da tecla shift do teclado e minha mulher bisbilhota o notebook a cada frase escrita.
Em meio às intervenções fico meditando no texto base da mensagem:
E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente.... Romanos 12:02a

Gosto muito da forma que tenho ouvido meu pastor exemplificar essa mensagem: Não podemos nos conformar, ou seja, tomar a forma, sermos moldados, estar na fôrma do mundo.
Quando alguém faz um bolo, após preparar a massa, é necessária  uma fôrma para se colocar a massa. Geralmente uma fôrma retangular ou uma redonda com algo parecido com um cone ao centro. E o bolo sai exatamente no formato pré estabelecido.
Assim o mundo tenta nos moldar em suas fôrmas pré estabelecidas. Ele tem uma para cada situação de nossa vida.
Teve algum problema com guarda no trânsito? Use a fôrma do suborno!
Problemas no trabalho? Use a fôrma da calúnia e da mentira.
O relacionamento conjugal caiu na rotina? Use a fôrma da traição (e depois a esconda no fundo do armário).
Seus pais são “quadrados” e caretas? A fôrma indicada é a da indiferença e falta de perdão.
Desilusão no amor? Talvez entregar-se a alguém sem pensar em compromisso ou amor seja a fôrma ideal.
Os modelos, formas e tamanhos são incontáveis.
O diabo e o mundo são especialistas na criação desse tipo de fôrma.
Os programas de TV, as revistas, as novelas e a internet fazem propaganda dessas fôrmas, e nós, admirados, colocamos algumas em nossas sacolas e esperamos uma oportunidade para utilizá-las.
A bíblia é uma antítese  á essas práticas:
Filipenses 4:8 diz:
Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
ou 1 Corintios 7:31:
e os que se utilizam do mundo, como se dele não usassem; porque a aparência deste mundo passa.
Nosso pensamento deve ser o pensamento de Cristo e a nossa aparência deve ser a dEle.

Na segunda parte do versículo base diz: transformai-vos pela renovação da vossa mente.
Esse é o ponto que mais me chamou atenção, não apenas pelo que foi pregado, mas pelo que fiquei imaginando depois sobre ele.
Transformação.Renovação. São palavras fortes que dão sentido de mudança total. Algo que não era, mas agora é, ou algo que era mas foi renovado, ficou melhor.
Esse deve ser o desejo em nós: Melhorar! Também é o desejo de Deus ao nosso respeito. O apóstolo Pedro nos incentiva a crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (2 Pedro 3:18). Não podemos ficar a vida inteira da mesma forma, tendo o mesmo conhecimento de Deus e do evangelho, precisamos de renovação!
Na mesma mensagem hoje o pastor perguntou: “Quantos  estão estudando alguma coisa aqui?  Qualquer coisa, mesmo que não seja na escola.” Lamentavelmente somente uns 3 ou 4 levantaram a mão. A grande maioria ou não levantou a mão ou realmente não tem interesse em evoluir em nada na vida. Não estamos falando somente em escolas ou faculdades, mas em estudar e desejar evoluir em qualquer área da vida.
É a cozinheira que acha que nunca precisa aprender uma receita nova, é o mecânico que acha que não precisa aprender a mexer em carros mais modernos, é o filho que acha que já é obediente o bastante ou o pai que  acha que já é presente o  suficiente. Se alguém está ganhando um salário acima da média então não precisa querer se especializar e aprender algo novo e ganhar ainda mais.
Eu sei, eu sei... o versículo não está falando sobre esse tipo de conhecimento mas do conhecimento de Cristo, mas se nós não crescemos nem nas coisas do dia-a-dia –que nós vemos, dificilmente cresceremos nas coisas espirituais –que não vemos.

Precisamos renovar nossa mente, deixar a meninice, a porfia, as insignificâncias e mesquinharias que permeiam nossas ações.
Mas também precisamos renovar nossa mente para conhecer o Senhor Jesus. Esse é o escopo do texto bíblico base.
Precisamos conhecer a vontade do Mestre, conhecer o que de fato significou o seu sofrimento, o que sua ressurreição nos trouxe, o que de fato é mandamento dele e o que é mandamento humano. Não podemos ficar na dependência total de outro ser humano pra nos dizer o que Deus quer ou não quer, o que ele gosta ou não gosta, o que ele aprova ou desaprova. O VÉU FOI RASGADO todos temos acesso a Ele e á sua palavra, não precisamos mais de profetas mediadores. Reconheço a imensa importância pastoral, mas, não sou dependente de alguém para ter um relacionamento com Deus, não dependo de músicas melancólicas para saber que Deus está presente, nem de músicas agitadas para ter alegria, não dependo de ritos e confissões positivas para ser abençoado e não dependo de quatro paredes para ter comunhão com os irmãos.


Alguns pastores e líderes pregam sobre esse versículo, que devemos renovar a nossa mente, mas inconscientemente pensam: “renove mas , não muito, a sua mente”. Experimente renovar sua mente quanto aos ritos e valores tradicionais da igreja contemporânea e você será chamado de herege. Experimente renovar sua mente e aceitar que só a graça de Jesus é suficiente e que os pré-requisitos ensinados são nós de agulha recosturando o véu e serás acusado de  “se levantar contra o ungido Senhor”. Experimente ter sua mente diferente da dele e será chamado de rebelde. Será considerado inadequado para o santo ministério,  afinal, como andarão dois juntos se não estiverem de acordo? Amós 3:3.

Estive explicando o plano da salvação e a graça de Cristo a dois jovens esses dias. Um deles, uma garota que está tendo um namoro bastante caloroso (vocês devem ter entendido) com um pastor divorciado de uma das principais igrejas “apostólicas” do Brasil. Com muito amor lhe apresentei o plano da salvação e lhe informei sobre o caminho de morte em que ela e seu companheiro pastor(na ativa) se encontravam. Após uma longa conversa ela me disse: ”Alex, você me fez entender o evangelho, é muito simples e verdadeiro. Estou no caminho errado. Quero definir minha vida”.  Sem eu interferir em sua vida particular, deixando  Espírito a convencer do pecado (João 16:8) ela acabou terminando seu relacionamento pecaminoso e reconheceu que precisa conhecer a Deus melhor.
Testemunhos como esse me fazem continuar na defesa da renovação da mente para o evangelho simples da bíblia. Sem corredor de sal, sem rosa ou sabonete ungido, sem campanhas inquebráveis para obter vitória, sem 12 dias para conquistar isso ou aquilo, sem várias sessões de cura interior para se tornar livre de verdade. Apenas um clamor: “Ó Deus, sê propício a mim, pecador!” Lucas 18:13
Como aprendi de um pastor amigo meu: “Jesus Cristo é um pacote completo, não precisa de complementos adicionais. Já está tudo dentro pacote e você  recebe o pacote completo quando aceita a Jesus como Salvador”

Conclusão:
Renovar a mente é muito mais que deixar as fôrmas do mundo. É muito mais que deixar de dançar funk maligno e começar a dançar o funk gospel.
Renovar a mente é  deixar as moldes mundanos mas também os moldes religiosos. Tendo certeza do porquê e de como você é salvo.
Talvez por isso a peça da armadura de Deus que se relaciona com a salvação seja um capacete para proteger nosso entendimento.

Sola Gratia

Comentários
0 Comentários