Destaques

"...Enquanto ensinarmos que o mundo é um lugar a ser evitado, que as mazelas humanas são fruto da ausência de Deus, que Deus não ouve os pecadores, que só a igreja evangélica é que detém os "diretos autorais" da salvação, que ser forte e inabalável é sinônimo de fé e que ser pecador é ser inimigo de Deus então ainda não entendemos o plano da salvação e o evangelho de cristo rebaixado apenas á mais uma religião...."

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Como ler e discernir a palavra de Deus!

Um programa muito bom nos ensinando como ler, entender e discernir na bíblia o que ainda permanece e o que entrou em obsolescência e caducidade.

Ler a bíblia e decorar versículos não basta se não tivermos Jesus como chave interpretativa da bíblia.




COMO LER A BÍBLIA?
Li muita coisa até há uns 15 anos...talvez.
Depois passei a ler apenas que me dizia algo novo.
Vaidades tomam muito tempo útil. Por isto, não leio só por ler...e muito menos para dizer que sou culto e atualizado.
Faz pelo menos uns dez anos que não leio nenhum livro evangélico—digo: livro de editoras evangélicas não fazem meu gênero. 
Acho, em geral, que os conteúdos são fracos, as argumentações não são provocativas, os desenvolvimentos não saem do lugar, as formas não tem curvas e nem belezas, etc...
Os comentários bíblicos em geral são úteis e os livros técnicos são bons para quem não fica neles, mas os aplica para além deles mesmos pois, em geral, são frios e não se propõe a nada na vida.
O que sugiro:
1. Leia a Bíblia. Em seqüência, toda ela—sempre! E busque saber qual era a história que estava rolando enquanto aqueles livros estava sendo escritos. Digo: dentro e fora de Israel!
2. Tenha comentários, pelos menos dois ou três, para cada livro da Bíblia—e que não sejam sempre das mesmas editoras, especialmente se forem denominacionais—, para que não sejam samba de uma nota só...
3. Use material que o ajude a entender os tempos e épocas bíblicas. Jeoquim Jeremias e autores como ele são bons. Por exemplo: A Poesia e o Camponês...Ou A Vida Diária nos Dias de Jesus...São ótimos.
4. Leia Flávio Josefus...Antiguidades, etc...Ou mesmo Heródoto...E você vai aprender muito com o contexto.
5. Leia tudo e ouça tudo a partir da Palavra. Assim, tudo contribui...
6. Os canais Discovery e National Geographic são maravilhosos para quem quer se divertir e aprender história universal, arqueologia, antropologia, etc...Esses conhecimentos são úteis para quem não lê a Bíblia esquizofrenicamente.
7. O mais é com você...sua vida interior...seu pensar em Deus...sua capacidade de crer, e, portanto, de saber que a Verdade não foge do saber.
Bem, em linhas gerais, é isso o que faço.
Mas não estou dizendo o que você ou ninguém tenha de fazer.
Cada um aprende a seu próprio modo.
Não há receitas.
Faça a sua.
Comentários
0 Comentários