Destaques

"...Enquanto ensinarmos que o mundo é um lugar a ser evitado, que as mazelas humanas são fruto da ausência de Deus, que Deus não ouve os pecadores, que só a igreja evangélica é que detém os "diretos autorais" da salvação, que ser forte e inabalável é sinônimo de fé e que ser pecador é ser inimigo de Deus então ainda não entendemos o plano da salvação e o evangelho de cristo rebaixado apenas á mais uma religião...."

quinta-feira, 10 de março de 2011

Teofania somos nós


Por Alex Martins
Para quem não sabe teofania é um termo usado na teologia e serve para descrever manifestações visíveis do Deus invisível.
Quando Deus aparece para Moisés em Exodo 19:9 ele aparece usando a forma de uma nuvem, em Isaias 6 o profeta vê a Deus através de uma visão e em Genesis 28 Jacó vê a Deus num sonho. Deus usa várias formas para se mostrar ao seu povo. Também há a famosa história do 4º homem na fornalha de fogo  que pode ser considerada também uma Cristofania (aparições de Jesus no velho testamento). Todos esses casos são considerados teofanias e descrevem a Deus assumindo uma forma visível, alguém perto, sensível, companheiro e tangível.

Gosto de pensar que a teofania continua acontecendo e com muito mais intensidade do que nos dias do velho testamento. Você deve estar se perguntando: Alex como isso está acontecendo se não vejo a Deus e não conheço ninguém que tenha subido num monte e falado com Deus numa nuvem, não há ninguém que eu saiba que tenha visto uma escada celestial com anjos subindo e descendo, e visões sérias  são ainda mais raras do que homens sérios de Deus? Onde presenciamos manifestações visíveis do Deus invisível??

Resposta: Em você! Sim. Em você que está lendo essas palavras nesse exato momento. Você é, ou pode ser, uma teofania.

Pra que usar nuvens, escadas, sarças  e cajados se Deus tem você e a mim? 
Você pode questionar e dizer: Não me lembro de ter sido usado por Deus ao ponto do meu rosto brilhar como o de Moisés e as pessoas verem a Deus em mim!

Deus se manifesta através de nós, e não; não é quando vamos a igreja.

Deus se manifesta através de nós quando choramos junto com os que choram, quando oferecemos o ombro aos que estão em luto, quando visitamos aos doentes, quando doamos nosso tempo numa capelania ou num orfanato, quando o sofrimento do outro dói em nós, quando economizamos não para comprar alguma coisa nova, mas para doar aos flagelados por desastres naturais. Nossas mãos se tornam divinas quando são estendidas em amor e nossos olhos quando distribuem gratuitamente perdão. Quando assumimos a dívida por amor ao próximo.  

Quando repartimos o pão, quando oferecemos carona, quando ajudamos sem querer nada em troca, quando passamos horas ouvindo alguém só para lhe dar a oportunidade de desabafar, quando nos metemos no meio de uma briga pra tentar acalmar os ânimos,  quando damos uma volta no quarteirão com nosso filho, quando trazemos uma flor para a esposa. 
Quando amamos a justiça e rejeitamos a injustiça, quando tratamos a moça do café com o mesmo respeito com que tratamos o chefe. 
Quando damos atenção e respeito ao homossexual que nos atende numa loja qualquer, quando deixamos de lado o argumento e apenas dizemos: me perdoe! 

Também quando perdemos um negócio para fazer o que é correto, quando damos passagem no trânsito, quando paramos para pedestres mesmo sem farol, quando não aceitamos propinas, quando entramos com o carro limpinho numa rua sem asfalto e lamacenta só para deixar o carona na porta de casa;  e principalmente quando paramos de amar as coisas e usar as pessoas e passamos a usar as coisas e amar as pessoas.

Nessas horas acontece uma coisa simples mas com nome complicado: Teofania.
Jesus disse que o Reino é chegado e onde esse Reino chega proporciona alívio e auxílio para os homem nas demandas que a vida lhe exige. Somos responsáveis de propagar esse Reino e viver sob seu domínio.

Deus responde ao pedido de Jesus “Venha o teu Reino e seja feita Tua vontade na terra...” através de nós. 

Que valorizemos mais a missão integral  do que qualquer evangelismo integral.

Que Deus ache em nós alguém disponível; e que alguém ache em nós Deus disponível.

Sola Gratia
Comentários
0 Comentários